You are currently viewing Novo ataque de hackers paralisa aplicativos da Saúde

Novo ataque de hackers paralisa aplicativos da Saúde

Os sistemas do Ministério da Saúde foram alvo de uma nova invasão por hackers nesta terça-feira. O problema causou instabilidade em diversos serviços, como o aplicativo Conecte SUS, que oferece aos usuários dados sobre o histórico vacinal e a indicação de locais para atendimento pelo Sistema Único de Saúde.

Segundo a pasta, a tentativa de invasão foi identificada durante a manhã. Imediatamente, técnicos do ministério trabalharam para restabelecer os sistemas prejudicados. A previsão é de que tudo volte ao normal até as 16h desta terça-feira.

Entre os sistemas atingidos nesta terça-feira também estão o e-SUS Notifica e o Sistema de Informações do PNI. O primeiro é usado para a notificação de casos de síndrome gripal leve e casos suspeitos de covid-19. O segundo serve para que gestores que aderiram ao programa avaliem riscos de surtos de doenças que podem ser combatidas por vacinas.

Em dezembro de 2021, outro ataque hacker gerou instabilidade em diversos sistemas, que prejudicaram o acompanhamento de dados da pandemia e de outros serviços oferecidos pelo SUS. A Polícia Federal chegou a abrir um inquérito para investigar a invasão, mas ninguém foi preso ou indiciado até o momento.