You are currently viewing Declarações do Imposto de Renda 2024: 865 mil na Malha Fina e Principais Erros a Evitar

Declarações do Imposto de Renda 2024: 865 mil na Malha Fina e Principais Erros a Evitar

Receita Federal revela dados preocupantes e aponta os principais equívocos cometidos pelos contribuintes, destacando a importância da precisão na declaração do IR

A Receita Federal já contabiliza 865 mil declarações do Imposto de Renda 2024 na malha fina, de um total de 11,5 milhões enviadas até o último domingo (7). A expectativa é receber 46 milhões de declarações até o prazo final, em 31 de maio. 

Os dados revelam que aproximadamente 7,5% das declarações apresentam pendências, uma redução em relação ao ano anterior. Em 2023, 10,4% das declarações estavam retidas por inconsistências. A Receita estima que menos de 2% das declarações acabem na malha fina ao final do processo. Durante a análise, os sistemas da Receita Federal confrontam as informações do contribuinte com dados de empresas, instituições financeiras e planos de saúde.

Os erros mais comuns incluem omissão de rendimentos, tanto do contribuinte quanto de dependentes, e despesas médicas não confirmadas ou não dedutíveis. É fundamental garantir a precisão e completude das informações na declaração do Imposto de Renda para evitar complicações futuras. Consulte sempre as normas vigentes e confira atentamente os dados antes do envio.

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil