You are currently viewing “Bolsonaro chega ao 1º turno na frente”, diz Ciro Nogueira 

“Bolsonaro chega ao 1º turno na frente”, diz Ciro Nogueira 

Para Nogueira o candidato do PT, Luís Inácio Lula da Silva, só tem maioria em dois estados e vai receber muito menos votos que Fernando Haddad na última eleição.

“O PT, acho que, hoje, é o sexto ou o sétimo partido no Nordeste. É por aí. O meu é o maior partido do Nordeste em número de prefeitos e vereadores. E isso, numa campanha, tem um efeito muito forte”, acredita Ciro Nogueira. 

A 10 dias do início da campanha eleitoral, o ministro da Casa Civil do governo, Ciro Nogueira (PP), faz contas. Pela sua matemática, o principal opositor do presidente Bolsonaro, o candidato do PT, Luís Inácio Lula da Silva, só tem maioria em dois estados e vai receber muito menos votos que Fernando Haddad na última eleição. Já Bolsonaro receberá muito mais votos do que na última campanha, acredita. 

Senador eleito pelo Piauí, Ciro Nogueira também já prevê a bancada no Congresso: “Lula, se ganhar, no dia seguinte, está com 40% de ruim e péssimo. Bolsonaro, idem. Qual a diferença dos dois? Base eleitoral. Vamos eleger cerca de de 350 deputados com um viés mais liberal. A esquerda vai eleger entre 130 e 150 deputados. O teto da esquerda é 150. O teto nosso é 370”. 

“Tenho certeza de que Bolsonaro chega ao primeiro turno na frente. Não tenho nem dúvida. Com 15 dias de programa eleitoral, a eleição estará empatada. Quando as pessoas assistirem o que ele fez, o que ele pode vir a fazer pelo país, e virem o que Lula fez e a confusão que estava no país anteriormente, as pessoas vão pensar. O PT aposta que as pessoas vão votar com o estômago e com o fígado. As pessoas vão votar é com a cabeça. As pessoas olham para o Lula, e eu também vi isso em qualitativa, e gostam dele. Agora, quando você coloca o entorno dele, dizem: ‘Ah, esse pessoal não pode voltar’. Qualitativa dá isso, as pessoas não querem a volta”, diz. 

Resumindo a equação: para Ciro Nogueira, esta é uma eleição que já começa no segundo turno, com dois candidatos com alta rejeição, porém muito populares, e que não deixam espaço para nenhum outro concorrente na disputa à Presidência. Na avaliação do ministro, Bolsonaro vai ganhar em todas as grandes cidades e já sai com vantagem no primeiro turno. 

“O PT, acho que, hoje, é o sexto ou o sétimo partido no Nordeste. É por aí. O meu é o maior partido do Nordeste em número de prefeitos e vereadores. E isso, numa campanha, tem um efeito muito forte”, acredita Ciro Nogueira. 

Em entrevista exclusiva ao Correio, Ciro Nogueira diz que, com o início oficial da campanha, entra em cena o jogo de narrativas que pode desbancar a liderança do PT nas pesquisas. Acredita que os jovens serão muito impactados pela associação dos petistas à corrupção, e as mulheres — campo no qual Bolsonaro precisa crescer — verão um presidente “sensível”. 

“Nós temos um presidente que tem uma forma toda peculiar de se comunicar, muito espontânea e autêntica. Para uns é defeito, mas, para outros, é qualidade, né? Então, as pessoas do marketing têm que ter um trabalho a mais para lidar com essa espontaneidade dele.” 

Fonte: Correio Braziliense