You are currently viewing Braga Netto é confirmado como vice de Bolsonaro: quem é ele e como ajudará na campanha
O novo ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto e o presidente Jair Bolsonaro, durante cerimônia de posse no palácio do Planalto

Braga Netto é confirmado como vice de Bolsonaro: quem é ele e como ajudará na campanha

O general Braga Netto foi confirmado neste domingo (24), durante convenção nacional do PL, como candidato a vice na chapa de reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

Trata-se de uma vitória pessoal de Bolsonaro sobre seu núcleo político. E a despeito da posição de aliados que queriam um nome político que pudesse agregar votos, a expectativa do presidente é que Braga Netto possa ajudar a agregar votos no Centro-Sul do país, especialmente no Sudeste.

A pedido do próprio Bolsonaro, o general tem auxiliado o presidente em interlocução com empresários e políticos no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. No início de junho, ele cumpriu agenda com industriais na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e com prefeitos na Associação Mineira de Municípios (AMM). Recentemente, também se reuniu com empresários na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

No Palácio do Planalto, apoiadores de Braga Netto destacam que o setor agropecuário preferia o militar como vice à deputada federal Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura, que teve seu nome cotado a vice, principalmente por aliados do Centrão. O entendimento é de que Braga Netto como vice abriria espaço para Tereza voltar ao ministério caso Bolsonaro seja reeleito.

Além disso, Braga Netto também é visto como alguém engajado com a agenda da defesa e segurança pública – o que pode agregar eleitores preocupados com a violência no país.

A expectativa de Bolsonaro é que Braga Netto possa auxiliá-lo não apenas na interlocução com empresários de diferentes setores da economia — incluindo a indústria e o agronegócio —, mas também com militares de Norte a Sul do país e inclusive com políticos. Entende-se no governo que o general é bem avaliado por alguns prefeitos desde quando ocupou a Casa Civil e atuou na coordenação do comitê de crise que combateu a pandemia da Covid-19.

Pelo retrospecto político dos cargos exercidos por Braga Netto, Bolsonaro, alguns interlocutores no Planalto e aliados da ala mais ideológica da base governista têm a percepção de que o militar possa ser um ativo importante para a campanha. A expectativa entre eles é de que o general possa surpreender e se mostrar um “puxador de votos” pela experiência dele no Planalto e como ministro da Defesa.