You are currently viewing Catu – Denize da Paroquia afasta-se da diretoria do Lar Mãe Corina

Catu – Denize da Paroquia afasta-se da diretoria do Lar Mãe Corina

Fruto de uma vocação que nasceu em sua infância, ainda no colegial no antigo Pedro Ribeiro, quando já insistia com sua mãe para realizar atividades de apoio a pessoas idosas, as atividades voluntarias exercidas pela assistente social e ex-vereadora Denize da Paróquia serão interrompidas nesta quarta-feira (3) para cumprir a legislação eleitoral

A pré-candidata a deputada estadual pelo União Brasil, Denize da Paróquia entra em definitivo no clima de campanha rumo à Assembleia Legislativa. O marco desse engajamento total é sua saída temporária do cargo de vice-diretora do Lar Mãe Corina, que ocorre nesta quarta-feira (3). A instituição, gerida pela Igreja Católica, através da Arquidiocese de Alagoinhas e presente em mais três municípios, recebe idosos em situação de risco social ou abandonado por seus familiares.

a visão de que o idoso é um fardo a ser carregado, subestima a capacidade do ser humano em um momento em que ele é uma vasta reserva de experiências positivas. Podemos e devemos aprender com nossos idosos e idosas”

Denize barbosa – assistente social e pré-candidata a deputada estadual

No Lar Mãe Corina, segundo declarou ao #NaResenha, Denize da Paroquia desempenha, há mais de 20 anos, suas funções como voluntária, sem vencimento ou qualquer vínculo empregatício. A dedicação tem dado frutos e gerado experiências que, desde a escolha pelo Serviço Social como profissão até os mandatos no legislativo municipal, norteiam sua atuação, que prioriza as causas sociais e a defesa dos direitos das mulheres, crianças e idosos.  Partiu de Denize da Paroquia, então vereadora, o Projeto de Indicação para criação do Conselho Municipal do Idoso, implantado em 2019.

Denize Barbosa – carinhosamente chamada por todos como Denize da Paróquia – também atuou fortemente para a consolidação do Grupo Estrela D’ Alva, formado por mulheres catuenses na terceira idade. Foi dela o Projeto de Lei que reconheceu o grupo como Patrimônio Cultural Imaterial de Catu. Outro grupo abraçado por Denize em sua trilha de apoio a iniciativas de integração dos idosos à sociedade, o Grupo Gasai, também formado por mulheres na terceira idade e atua no fortalecimento das atividades culturais em Catu.

A assistente social avalia que o trabalho com os idosos, é “gratificante demais. É amor ao próximo”, o combustível que a move diariamente, frisa a pré-candidata a uma vaga na Assembleia Legislativa. Ela salienta ainda que, “o relacionamento com idosos traz uma experiência enorme e amplia a visão social”. Foi no Lar Mãe Corina que Denize intensificou sua atuação como profissional do serviço social e vislumbrou a possibilidade de trabalhar com políticas pública que beneficiem as pessoas idosas, portadores de necessidades especiais, mulheres em situação de vulnerabilidade e crianças.

Eleita em 2021 para o cargo de vice-diretora da entidade, a ex-vereadora também tem uma atuação marcante no Conselho Fiscal da casa de amparo a idosos. Denize destaca que, “enquanto voluntária, é uma satisfação enorme cuidar do próximo, cuidar daquele que é deixado à mercê da sociedade, que vive em estado de vulnerabilidade muitas vezes, por não ter um familiar e, outras vezes, pelo familiar negligenciar. Outras vezes, por satisfação do próprio idoso de estar sendo acolhido na casa. Para mim, é uma sensação indescritível cuidar do outros”.  Eu tenho um carinho, um amor grandioso pelos idosos”, completa Denize com a voz levemente embargada.

Visão Parlamentar

Toda vivência social e de apoio a idosos carentes de atenção, proteção social e calor humano, pautarão a campanha de Denize da Paróquia. O objetivo é utilizar o mandato para fortalecer as políticas públicas já existentes e fomentar a criação de novas.

Na visão da pré-candidata, o estado precisa ter olhos voltados, não somente para as práticas de proteção, mas também para criação de oportunidades que aproveitem a experiência e a vivência que marcam o ser humano que alcança a terceira idade. A ex-vereadora avalia que, “a visão de que o idoso é um fardo a ser carregado, subestima a capacidade do ser humano em um momento em que ele é uma vasta reserva de experiências positivas. Podemos e devemos aprender com nossos idosos e idosas”.

Denize ressalta que, apesar de se afastar da diretoria – por força da legislação eleitoral – , mesmo durante a campanha, continuará exercendo o voluntarismo e buscando estar presente para dar o apoio necessários aos idosos e idosas assistidos pelo Lar Mãe Corina. Trata-se de um “compromisso de amor”, salientou Denize da Barbosa.