You are currently viewing Catu – ex-prefeito Gera Requião deixa o PT. Crescem especulações sobre a nova legenda

Catu – ex-prefeito Gera Requião deixa o PT. Crescem especulações sobre a nova legenda

Gera Requião, ex-prefeito de Catu, usou as redes sociais para anunciar a sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores (PT). O anuncio foi feito nesta sexta-feira (3)

 Em um vídeo veiculado em sua conta no Instagram e, posteriormente viralizado dentro do município, o político relembrou sua trajetória dentro da legenda, posicionando-se como um dos fundadores da agremiação política no município. Frisando que, desde 1980, enfrentou todos os momentos vivenciados pelo partido, bombardeado por escândalos que culminaram com a cassação da ex-presidente Dilma Rousseff e a prisão do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Gera Requião (@gerarequiao) • Fotos e vídeos do Instagram

Gera Requião, ex-prefeito de Catu, fala sobre sua saída do PT / Gera Requião (@gerarequiao) • Fotos e vídeos do Instagram

Antes da publicação do vídeo do ex-prefeito, vazamentos do grupo de WhatsApp do Partido dos Trabalhadores já apontavam à saída de Gera Requião. Segundo os vazamentos, o político teria sido duro ao afirmar que, “a direção do partido tomou a sua decisão que vai de encontro a tudo aquilo que sempre pregamos e diante de tal decisão, estou me desfilando do partido”.

Gera Requião também relembrou suas duas vitórias, em 2012 e 2016, que renderam os dois únicos mandatos executivos do PT em Catu legitimamente conseguido nas urnas. Sobre a decisão de filiar o atual gestor municipal, Gera Requião atribuiu a “alguns membros do Partido dos Trabalhadores de Catu”, deixando nas entrelinhas que não foi consultado e que possivelmente não houve anuência de outras instancias partidárias, assinalou que não “compactou e jamais compactuaria com esse tipo de decisão”.

Gingada de 180 graus

Durante toda a sua existência, o PT em Catu sempre exerceu dura oposição contra a Família Sales. No governo de Dr. Nardson, atual vice-prefeito, o partido foi um dos principais opositores e críticos da gestão do médico. Agora, em uma mudança inusitada, o partido passou a apoiar os irmãos Sales sem qualquer tipo de exigência ou ressalva.

Segundo Adonay Silva, que agradeceu ao prefeito e a todo grupo pela recepção durante reunião de apresentação dos novos secretários, a filiação de Pequeno Sales ao PT foi maturada “durante cinco meses” até que houvesse a construção do “alinhamento político”.

Já o ex-vereador Professor Seles, destacou que, a formação de uma aliança para “buscar melhorias e buscar o desenvolvimento para o nosso município” (sic).   Além das nomeações de Professor Seles e Adonay Silva, realizadas no dia 2, também foram contemplados o ex-vereador Emerson dos Santos Ribeiro (Índio), filiado do PSB, que ocupará o cargo de diretor de agropecuária e Hilmara de Santana Araújo, que exercerá o cargo de Coordenadora de Serviços Gerais e Logística na Secretaria de Governo do município. Nos próximos dias, novas nomeações podem ser publicadas

Casa Nova

Sobre qual será o seu novo partido, o ex-prefeito afirmou estar, no “momento avaliando uma outra opção partidária para oferecer aos eleitores de Catu”. Gera Requião já havia afirmado que será candidato à sucessão municipal.

Nos bastidores políticos de Catu, as apostas são variadas. Muitos avaliam que o ex-prefeito estaria sendo sondado pelo União Brasil, de ACM Neto. Embora tal opção vá em sentido contrário a toda trajetória politica de Gera Requião e do grupo que gravita em seu entorno. O Partido Verde, de Bacelar, também é bem cotado pelos observadores políticos locais.

Comedido e discreto, é provável que Gera Requião não dê pistas sobre seu destino antes de consolidar as negociações que envolvem a filiação na nova legenda.