You are currently viewing Em dois dias, Salvador recebe 14,5 mil turistas de cruzeiros

Em dois dias, Salvador recebe 14,5 mil turistas de cruzeiros

Eles tiveram receptivo da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com baianas típicas, rodas de capoeira e a bateria do bloco afro Muzenza. 

“Amo a Bahia e não poderia deixar de voltar”. A declaração da turista carioca Eliana Fialho foi no desembarque do cruzeiro marítimo MSC Seaview, que atracou no porto de Salvador, na terça-feira (24). Nesta quarta-feira (25), chegaram os navios Costa Firenze e MSC Seashore. Juntos, os três cruzeiros trouxeram 14.593 passageiros. Eles tiveram receptivo da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com baianas típicas, rodas de capoeira e a bateria do bloco afro Muzenza. 

“Chegar aqui e ser recebida dessa forma já cria uma expectativa de muita diversão. Estou feliz e pretendo, um dia, conhecer o Carnaval da Bahia”, disse a mineira Fabiana Moura, enquanto tirava fotos com o grupo do receptivo. 

“Nosso estado é conhecido por receber bem. A intenção é fazer com que os cruzeiristas se encantem, logo na chegada, e retornem para conhecer as nossas 13 zonas turísticas”, destacou a coordenadora de atendimento ao turista da Setur-BA, Tatiana Harfush. 

Após o desembarque, os cruzeiristas fazem a parte terrestre da viagem. Entre os roteiros disponíveis, estão o city tour histórico e panorâmico, passando pelo Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Pelourinho, Farol da Barra e Igreja do Bonfim; e o tour pelas praias de Stella Mares, Guarajuba e Praia do Forte, que inclui o passeio de escuna pela Baía de Todos-os-Santos. Segundo levantamento da Setur-BA, cada visitante gasta, em média, R$ 600 por dia. 

“Temos 200 guias credenciados, que foram direcionados para oferecer orientações e tirar dúvidas dos turistas que desembarcam dos cruzeiros. Vivemos a maior temporada histórica do segmento e estamos prontos para atender”, explicou a presidente do  Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia (Singtur-BA), Rivanete Rodrigues. 

Pela primeira vez em Salvador, o chileno Hernan Perez falou sobre sua expectativa. “Ouvi falar bastante da riqueza cultural da Bahia, que envolve a mistura de diversas culturas e povos. Já estou sentindo um pouco de tudo isso”.