You are currently viewing Globo aponta irregularidades no tratamento de dependentes químicos da Fundação Dr. Jesus em Candeias; veja o vídeo

Globo aponta irregularidades no tratamento de dependentes químicos da Fundação Dr. Jesus em Candeias; veja o vídeo

Entre as práticas flagradas pela reportagem estão castigos físicos e racionamento de comida, segregação e repressão sexual, doutrinação religiosa que interferem no cuidado médico

O deputado federal pastor Sargento Isidorio (Avante), surgiu em uma extensa reportagem do Fantástico da Rede Globo, na qual criticava a atuação de instituições que acolhem dependentes químicos.  Na ocasião, o discurso preconceituoso e transfóbico do parlamentar mais votado nas últimas eleições na Bahia veio à tona e mostra Irregularidades no tratamento dos internos da Fundação Dr. Jesus. A Fundação fica em Candeias, Região Metropolitana de Salvador. 

“Cabelinho quer rapá. Vai procurar um jegue. Você nasceu foi macho, rapaz”, diz o deputado federal. Ele afirma que pessoas transgênero são diabólicas: “Você deixou o Diabo lhe enganar. Você deixou o médico cortar seu pé de sofá. Ela só pensa que tem bilau. O Diabo diz ao homem que ele pode ser mulher, aí ele se veste todo, bota silicone”. 

Entre as práticas flagradas pela reportagem estão castigos físicos e racionamento de comida, segregação e repressão sexual, doutrinação religiosa que interfere no cuidado médico, ações são condenadas por especialistas e pelo Conselho Federal de Psicologia. 

Nas imagens apresentadas pelo Fantástico, Isidório ainda aparece com um facão na mão ao zombar da medicina: “Meu psiquiatra chegou. Seu psiquiatra chegou”. 

Durante dois meses de investigação, o Fantástico encontrou este e outros exemplos de descaso pela ciência no tratamento de dependentes químicos em instituições que recebem dinheiro público. Os repórteres estiveram em comunidades terapêuticas que dizem contar com psiquiatras, psicólogos e enfermeiros no atendimento a pacientes. 

Ao longo dos anos, as comunidades terapêuticas têm recebido cada vez mais dinheiro público, repassado por municípios, estados e pela União De acordo com a apuração do Fantástico, a Fundação Dr. Jesus recebeu do Governo da Bahia, desde 2015, um repasse no valor de R$ 84 milhões. 

Em nota, a gestão estadual informou que os investimentos na Fundação Dr. Jesus seguem a lei. Também afirma que não vai admitir qualquer ação que atinja a dignidade e os diretos das pessoas e que possui uma forte política de inclusão e combate ao preconceito contra pessoas LGBTQIA+. Afirmou também que a denúncia será apurada. 

Já o Pastor Sargento Isidório disse ser um colaborador voluntário da Fundação Dr. Jesus principalmente na orientação pastoral que busca salvar vidas e famílias. O parlamentar acrescentou que perguntas técnicas e administrativas devem ser feitas para a instituição, que não respondeu.