You are currently viewing Governo Bolsonaro abre consulta pública sobre norma que retira obrigatoriedade de curso teórico para obter primeira CNH

Governo Bolsonaro abre consulta pública sobre norma que retira obrigatoriedade de curso teórico para obter primeira CNH

Resolução do Contran possibilita que o candidato estude sozinho para conseguir habilitação nas categorias A e B. Sociedade poderá opinar entre os dias 10 de agosto e 8 de setembro.

O governo federal abriu nesta quarta-feira (8) uma consulta pública sobre uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que, entre outros pontos, retira a obrigatoriedade do curso teórico para os candidatos que pretendem obter a primeira habilitação nas categorias A e B.

Além da resolução que trata da formação de condutores de veículos automotores e elétricos, a consulta também abordará o Manual Brasileiro de Formação do Condutor.

A sociedade poderá opinar sobre as normas entre os dias 10 de agosto e 8 de setembro e está disponível neste link. A abertura de consulta pública para análise de normas relacionadas ao trânsito é determinada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A norma estabelece que “com exceção do curso teórico de direção defensiva e de conceitos básicos de proteção ao meio ambiente relacionados com o trânsito, nos termos do § 1º do art. 148 do CTB, é opcional para o candidato a realização de quaisquer cursos teóricos de formação”.

O Manual Brasileiro de Formação do Condutor (MBFC) estabelece regras sobre:

  • a Base Teórica e Metodológica dos Cursos de Formação de Condutores;
  • Cursos Especializados para Condutores de Veículos; e
  • e Diretrizes e Estrutura Curricular Básica dos Cursos de Atualização Destinados aos Profissionais Responsáveis pelo Processo de Formação, Habilitação, Reciclagem, Preventivo e Especialização de condutores.

Após o período destinado à consulta pública, membros do Contran irão analisar as contribuições e o ato normativo será publicado no “Diário Oficial da União” (DOU).

Informação do G1