You are currently viewing Juiz que ordenou prisão de ex-ministro é o mesmo que tentou obrigar Bolsonaro a usar máscara

Juiz que ordenou prisão de ex-ministro é o mesmo que tentou obrigar Bolsonaro a usar máscara

Aliada de Jair Bolsonaro (PL), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) minimizou a prisão do ex-ministro Milton Ribeiro nesta quarta-feira (22), e lembrou que a ordem de prisão foi expedida por um juiz que já multou o presidente no passado. 

“Temos que ficar de olho, por exemplo, se outros juízes vão manter essa decisão. Se o ex-ministro tiver culpa, que pague. E, se for inocente, que consiga provar sua inocência”, disse a deputada. “Foi uma prisão, não há nada provado, ainda não temos provas”, completou. 

Deputada Carla Zambelli

Ela lembrou que o juiz Renato Borelli, da 15ª Vara Federal em Brasília, determinou, em junho de 2020, que Bolsonaro usasse máscara de proteção em espaços públicos e fixou uma multa diária de R$ 2.000. 

A decisão foi um desdobramento de uma ação popular impetrada pelo advogado Victor Mendonça Neiva e acabou derrubada dias depois pela desembargadora Daniele Maranhão Costa, do TRF-1. 

Como mostrou a Folha, a prisão atinge um dos pilares do discurso eleitoral de Bolsonaro, o de que não há corrupção em seu governo. Seguindo a estratégia já adotada pelo presidente, Zambelli afirmou que o episódio demonstra que o governo combate a corrupção e não interfere na Polícia Federal. 

 *Com informações da Folhapress