You are currently viewing Justiça vai apurar denúncia de fraude nas eleições de 2020 em Itiúba

Justiça vai apurar denúncia de fraude nas eleições de 2020 em Itiúba

Audiência acontece nesta segunda-feira (9)

O resultado das eleições em Itiúba é alvo de uma apuração na 149ª zona eleitoral. A ação de impugnação de mandato eletivo foi proposta pela ex-prefeita Cecília Petrina (PCdoB) contra o candidato eleito, José Francisco dos Santos Filho, conhecido como Zé do Rádio (PSD).

A ação judicial discute uma denúncia de fraude no processo de apuração dos votos nas eleições de novembro de 2020. No caso, Zé Rádio venceu o pleito com a diferença de apenas 79 votos. Ele teve 10.263 votos contra 10.1844 de Cecília Petrina.

De acordo com a denúncia, fatos considerados graves foram registrados no dia das eleições em Itiúba. Entre eles a entrega de disquetes e pen-drives fora do “envelope” e sem lacre; dados transmitidos sem a presença dos membros da seção eleitoral; os membros da Junta não teriam acompanhado a transmissão dos dados, além do encerramento da apuração com a ausência da apresentação de cinco urnas, entre outros fatos descritos na ação.

Audiência

O caso chamou a atenção do Ministério Público Eleitoral (MPE) e tem atraído também a atenção dos eleitores. O MP ofereceu parecer favorável pugnando pela realização da audiência de instrução no processo.
 
Por decisão judicial, foi determinada a realização, na próxima segunda-feira (13), da audiência de instrução, que deverá contar com as presenças de todos os envolvidos no processo. A audiência está prevista para às 9 horas, no Fórum Desembargador José Soares, em Itiúba. 

A ação visa a cassação do mandato do prefeito eleito de Itiúba, sob acusação de fraude na apuração dos votos.