You are currently viewing Kleber Rosa revela ser favorável a utilização de câmeras durante ações policiais

Kleber Rosa revela ser favorável a utilização de câmeras durante ações policiais

Kleber Rosa salientou que as câmeras nos fardamentos foram adotadas em São Paulo e ajudaram a reduzir em 80% os casos letais provocados em ações policiais. “Quando a gente fala em inserir a câmera no fardamento do policial algumas pessoas interpretam como se fosse uma medida para vigiar o policial

” Ajudam a proteger os policiais de acusações infundadas e protegem também o cidadão “

O candidato ao Governo da Bahia pela federação PSOL-REDE, Kleber Rosa, que também é investigador da Polícia Civil há 22 anos, fundador do movimento dos Policiais Antifascismo, defendeu a utilização de câmeras nos fardamentos dos policiais e destacou que as câmeras são instrumentos formais, institucionais, que visam proteger o policial de acusações infundadas, têm como objetivo respaldar a ação policial, e têm como finalidade, também, proteger o cidadão, caso passe por abordagem inadequada durante a ação policial.

A declaração foi dada em entrevista à Rádio Band News FM, ao programa “Boa Tarde Bahia”, na tarde da última sexta-feira (26), apresentado por Victor Pinto e Maria Lorena.

Kleber Rosa salientou que as câmeras nos fardamentos foram adotadas em São Paulo e ajudaram a reduzir em 80% os casos letais provocados em ações policiais. “Quando a gente fala em inserir a câmera no fardamento do policial algumas pessoas interpretam como se fosse uma medida para vigiar o policial.

Como se as câmeras fossem criar algum tipo de constrangimento ao policial e, na verdade, quanto mais publicidade a gente promover à uma ação policial, mais a gente está protegendo o servidor, mais a gente está protegendo o profissional que trabalha na segurança pública”, declarou Kleber Rosa, ao lembrar de um caso, que ocorreu recentemente, de uma filha de um juíza que ofendeu um policial e as ofensas foram filmadas pelo agente, pela câmera do servidor. “Então, as câmeras servem para proteger o policial e para proteger também a sociedade”, defendeu.