You are currently viewing Catu: “Não vou municipalizar a eleição”, salientou Dr. André Marques-PDT

Catu: “Não vou municipalizar a eleição”, salientou Dr. André Marques-PDT

O médico e empresário, Dr. André Marques-PDT afirmou que sua pré-candidatura é uma realidade e visa conquistar espaço para defender os interesses de Catu e municípios da região. Desenvolvimento de políticas de atração de emprego e renda para desenvolvimento da região deve pautar a candidatura do ex vice-prefeito catuense

Em contato com o naresenha, o pré-candidato a deputado federal e ex-prefeito de Catu, Dr. André Marques-PDT trouxe à tona os motivos que o levaram a deixar o PSD e a encampar uma candidatura que pode leva-lo ao Planalto Central. Assinalou que, após conversa com o senador Otto Alencar-PSD e demais lideranças do partido, saiu “deixando a porta aberta” e que acredita ter feito uma escolha sensata ao aportar no PDT.

O médico destacou sou presença nas últimas eleições, onde concorreu como vice na chapa majoritária encabeçada por Gera Requião e, posteriormente, a tentativa de eleição a prefeito, em 2020, frustrada pela vitória de Pequeno Sales-PTB, mas obtendo uma votação maiúscula de 13199 votos. Em sua avaliação, o momento é propício para a eleição de um representante cujas raízes estão fincadas na comunidade catuense e da região há mais de 30 anos, atuando como profissional de saúde e militando politicamente.  

LEIA TAMBÉM

“Não vou municipalizar a eleição”, lembrou Dr. André ao observar que anteriormente, vários nomes lançavam-se candidatos em Catu apenas para pontuar dentro do município.

Dr. André Marques-PDT – pré-candidato a deputado federal

Catu – Pré-candidato a deputado federal, Dr. André tenta voo mais alto

Ainda sobre a troca de partido, Dr. André frisou ter buscado a melhor opção para tornar maiores as chances de vitória em outubro de próximo. A ida para o PDT foi norteada pela atual composição da agremiação política que, segundo cálculos ainda preliminares, poderá alcançar êxito eleitoral com votação girando em torno de 30 mil fotos. Em 2018, o PDT conseguiu eleger dois deputados federais; Felix Mendonça, com 91.913 votos e, Alex Santana, com 62.922. O PDT pretende eleger três federias na próxima eleição, tendo como puxador de votos o próprio Felix Mendonça e em parceria com o ex-prefeito ACM Neto.

Encontro com ACM Neto

O médico também relatou sua reunião com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto-UB, que demonstrou a intenção de criar políticas de desenvolvimento que possam alavancar o progresso econômico das regiões Metropolitana e Litoral Norte. Dr. André avalia que, dentro do momento vivenciado pelas regiões é preciso ter projetos específicos para o perfil de desenvolvimento econômico dos municípios. Marques salientou que, “ Catu precisa de um deputado que seja da cozinha do governador do estado para acelerar o desenvolvimento”.

Sobre as questões locais, o pré-candidato avalia que é preciso se descolar da política local e ampliar os horizontes. Lembrou que tem Catu como berço de adoção, mas pretende trabalhar para atrair votos vários municípios da região, além de Jacobina – sua terra natal – Morro do Chapéu e todo seu entorno e ainda municípios das Regiões Metropolitana e Litoral Norte. No encontro com ACM Neto, também estava presente a primeira dama de Candeias e pré-candidata a deputada estadual, Soraia Cabral, que poderá ser a dobradinha para a região de Candeias e municípios limítrofes. Com o precoce falecimento do deputado estadual João Isidório, em novembro de 2021, abriu-se uma lacuna política na região que poderá ser ocupada pela candidatura da esposa do prefeito Dr. Pitágoras.   

Em breve analise sobre a situação do município de Catu, no que tange a falta de investimentos, geração de emprego e renda e manutenção da cidade, o médico que mantem um clinica no Centro da cidade, salientou que a “cidade está parada e, infelizmente, tem regredido se comparada aos oito anos da gestão da qual foi participe.

Eleição difícil

Dr. André Marques e @acmnetooficial; entrevista após reunião

Questionado sobre o que espera da eleição 2022, Dr. André frisou que a eleição será difícil para todos os que pleiteiam os cargos. Mas, que pretende ocupar o cargo de deputado federal e trabalhar incessantemente pelos municípios da região e, em especial Catu. O médico destacou que, a candidatura de ACM Neto tende a crescer ainda mais no interior do estado e, mesmo com a forte presença do PT, acredita na vitória do grupo carlista.