You are currently viewing O crime que abalou o Brasil: o assassinato de Liana Friedenbach e Felipe Caffé

O crime que abalou o Brasil: o assassinato de Liana Friedenbach e Felipe Caffé

Há 15 anos, o Brasil foi abalado por um dos crimes mais chocantes da sua história. Liana Friedenbach e Felipe Caffé foram brutalmente assassinados por quatro criminosos durante um acampamento.

Em agosto de 2006, o Brasil foi abalado pelo brutal assassinato da estudante de biologia Liana Friedenbach, de 16 anos, e do jovem Felipe Caffé, de 19 anos. O casal foi sequestrado durante um acampamento na cidade de Embu-Guaçu, na região metropolitana de São Paulo, por quatro criminosos que agiram com extrema violência.

Os jovens foram mantidos em cativeiro por mais de uma semana, sendo vítimas de diversos abusos e torturas pelos criminosos. Após o resgate da polícia, Liana foi encontrada morta, com sinais de estupro e estrangulamento, enquanto Felipe, que também foi torturado, conseguiu sobreviver.

Roberto Aparecido Alves Cardoso, conhecido como “Champinha, assassino dos jovens Lianna e Felipe

O caso chocou o país e gerou grande comoção na época, levando a uma mobilização por justiça e punição para os responsáveis pelo crime. Os quatro criminosos foram presos e condenados por sequestro, cárcere privado, estupro e homicídio qualificado.

Atualmente, os criminosos cumprem pena em diferentes unidades prisionais do estado de São Paulo. Antonio Caetano da Silva Neto, o “Neguinho da Pedra”, é o único dos quatro que ainda não foi julgado pelo crime. Já Roberto Aparecido Alves Cardoso, conhecido como “Champinha”, que era menor de idade na época do crime, ficou conhecido por sua personalidade violenta e foi condenado por outros crimes violentos cometidos dentro da prisão.

O caso de Liana Friedenbach e Felipe Caffé é um exemplo brutal da violência que assola o Brasil e que muitas vezes acaba em impunidade. Apesar dos criminosos estarem cumprindo pena, é importante que a sociedade continue lutando por justiça e por medidas mais efetivas para combater a violência e garantir a segurança de todos os cidadãos.