You are currently viewing Partidos de direita elegem mais negros que agremiações de esquerda

Partidos de direita elegem mais negros que agremiações de esquerda

Partidos de direita elegem mais deputados federais negros do que a esquerda.; dos 135 parlamentares negros ou pardos, o PL elegeu 25

Os partidos de direita foram os que mais elegeram candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos para a Câmara dos Deputados nas eleições 2022. Ao todo, todas as legendas somadas – de direita, de centro, e de esquerda – registraram as vitórias de 135 candidatos negros para o cargo de deputado federal.

O maior número de parlamentares negros eleitos está no Partido Liberal (PL), legenda do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, com 25 parlamentares. O Republicanos computou a vitória de 20 candidatos pretos ou pardos para a Câmara dos Deputados. Na sequência, outros partidos que se colocam à direita do espectro político e elegeram negros foram o União Brasil (17) e o Partido Progressistas (15). O levantamento foi feito pelo jornal Folha de S. Paulo.

Com relação à esquerda, o Partido dos Trabalhadores (PT) elegeu 16 deputados federais negros. Seis candidatos pretos ou pardos foram eleitos para a Câmara pelo PDT, quatro pelo PC do B, dois pelo PV, dois pelo PSB e um pela Rede Sustentabilidade.

Legendas alinhadas ao centro do espectro político também elegeram candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos para a Câmara dos Deputados. Foram oito vagas conquistadas por negros filiados ao MDB, seis ao PSD e cinco ao Podemos. Na sequência, dois foram eleitos pelo Avante, dois pelo Pros e um pelo Solidariedade.