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Pesquisa contratada pelo jornal A Tarde aponta liderança de ACM Neto e crescimento de Jerônimo Rodrigues

Um dos mais tradicionais jornais do Brasil, A Tarde abriu mão dos institutos tradicionais e contratou o AtlasIntel ligado ao portal Atlas Político. Empresa tem como sócio Andrei Roman, colunista do El Pais. Em 2020 realizou 17 pesquisas gratuitas ao custo de R$ 355 Mil Reais. Capital social da AtlasIntel é de R$ 200 Mil Reais

Uma nova pesquisa sobre a sucessão ao governo da Bahia foi publicada neste domingo (17). Contratada pelo jornal A Tarde, o levantamento chama atenção não pelo resultado, mas pela polêmica que vem causando. O União Brasil, legenda do ex-prefeito ACM Neto, acionou o TRE Bahia alegando graves irregularidade na aplicação da pesquisa.

Segundo a denúncia da legenda, encaminhada ao desembargador Roberto Maynard Frank e assinada pelo advogado Admir Ismerim, “a sondagem funciona como uma enquete de internet. Ao clicar no link, a pessoa escolhe opções para presidente, governador e senador. O link pode ser compartilhado por qualquer pessoa, o que representa um grave descumprimento dos princípios que regem as pesquisas eleitorais. Ou seja, não segue nenhum critério amostral já que pode ser direcionada, por exemplo, para listas de amigos de um determinado candidato”.

União Brasil na Bahia ingressou com a representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pedindo suspensão da divulgação da pesquisa de intenção de votos feita pela empresa AtlasIntel.). A peça, encaminha ao presidente TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, neste sábado (16), denuncia que a referida empresa, sob viés disfarçado de enquete, promove um levantamento “ao arrepio dos dizeres positivados na legislação vigente”.

No pedido, o União Brasil solicitou a antecipação da tutela da ação para que o levantamento na seja publicado. O partido alega que o levantamento, na verdade, funcionaria como uma enquete de internet, onde pode-se distribuir um link a via internet para qualquer pessoa, fato que descumpriria os princípios que regem as pesquisas eleitorais. Ou seja, não segue nenhum critério amostral já que pode ser direcionada, por exemplo, para listas de amigos de um determinado candidato.

O levantamento está registrado no TRE Bahia sob o nº BA-02664/2022 e aponta que foram realizadas 1600 entrevistas em 330 dos 417 municípios da Bahia. Entretanto, não fica claro como os questionários foram aplicados. A metodologia da pesquisa é escrita como, “Pesquisa quantitativa com coleta aleatória via questionário estruturado web e pós-estratificação da amostra de acordo com as características do eleitorado do Estado da Bahia.”. Ou seja, não se sabe se há pesquisadores que, de forma tradicional, entrevistaram eleitores em loco ou se foi utilizado software especifico para interação via telefone, por exemplo.

Outro ponto nebuloso, a origem dos dados que alimentam o banco de dados acessado pela empresa em sua metodologia de aplicação de “questionário estruturado web e pós-estratificação”.

O naresenha apurou que, no Rio Grande do Sul, em 28 de maio do ano em curso, a empresa realizou levantamento eleitoral, registrado no TRE RS sob o nº RS-09185/2022, utilizando a mesma metodologia. A diferença é que, no caso da pesquisa realizada na Bahia, o contratante pagou a quantia de 35 Mil Reais. Já no Rio Grande do Sul, não há contratante. Em tese, a Nervera Serviços de Informática é a contratada e contratante e investiu 75 Mil Reais para realizar o levantamento com as mesmas 1600 entrevista. Os dados constantes do registro do TRE RS não apontam em quais municípios os questionários foram aplicados.

Desapego empresarial

Em 14 de julho de 2020, o Blog da Noelia Brito, publicou uma matéria intitulada “Empresas fazem pesquisas “de graça” só por causa dos “belos olhos” dos candidatos, em Recife, Olinda e Jaboatão”. Na publicação, a jornalista narra a existência de uma “indústria’ de pesquisas eleitorais feitas de forma gratuita por institutos de pesquisa de outros estados.

A matéria lista algumas empresas, dentre as quais a Nervera Serviços de Informática Ltda que, à época, já ocupava o mesmo endereço da Vila Mariana, em São Paulo, e contava com Capital Social de R$ 200 Mil Reais. Questionado pela jornalista, a Nervera – que tem como nome fantasia AtlasIntel – responde que, “A pesquisa de Recife é a primeira de uma série de pesquisas Atlas nas grandes capitais. Iremos também realizar e publicar pesquisas para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, e algumas capitais do nordeste”, e segui explicando que, “ AtlasIntel realiza pesquisas de opinião no Brasil e no exterior, tendo realizado por exemplo a única pesquisa que acertou dentro da margem de erro a eleição presidencial da Argentina de 2019; também tivemos o menor erro médio na previsão das eleições primárias do Partido Democrata em 2020, informações que podem ser facilmente verificadas a partir de fontes públicas e na seção de comunicados de imprensa no nosso site”.

O site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE registra que, nas eleições municipais de 2020, a Nervera Serviços de Informática realizou 17 levantamentos em diversos estados. Na Bahia, foi realizado um levantamento com 650 entrevistas em Salvador. Sempre usando a mesma metodologia. As outras pesquisas foram realizadas no Rio de Janeiro, Ceará, Maranhão, Amazonas, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Todos os levantamentos foram realizados com recursos próprios, perfazendo um total de R$ 355 Mil Reais de investimento, R$ 150 Mil Reais acima do capital social da empresa.

Todas as pesquisas realizadas em 2020 e 2022 são assinadas pela mesma profissional estatística, Vera Lucia Candiani. Em seu perfil no LinkedIn, além de listar as empresas por onde teve passagem profissional, informa ter “experiência em modelos estatísticos de previsão/demanda, segmentação e amostragem. Realização de pesquisas de mercado, opinião, satisfação, clima, audiência, produto, clima. Realização de estudos ad hoc utilizando técnicas uni e multivariadas. Atuação em áreas financeira, qualidade, marketing, inteligência de negócios e estatística.”. Não há referências a suas atividades junto a Nervera Serviços de Informática. Atualmente, Vera Lucia Candiani é Estatística Autônoma no Senac Departamento Nacional.

Andrei Cristian Roman e Thiago Barros Rodrigues Costa são os sócios proprietários da Nervera Serviços de Informática. Andrei também aparece associado ao site www.atlaspolitico.com, que apresenta análises de cenários políticos e sobre pautas que tramitam no Congresso Nacional. Na internet há vasto número de matérias, vídeos e análises relacionadas ao site, todas que perfil de esquerda. Na página da Fapesp, o currículo de Andrei Cristian Roman informa que, além das atividades empresariais e acadêmicas, também é colunista do jornal El País e em outras publicações nacionais e internacionais.

No jornal El Pais, em 01 de outubro de 2018, ele participou de uma entrevista sobre o cenário politico brasileiro. Já em 2020, ano em que a Nervera realizou 17 pesquisas eleitorais gratuitas Brasil à fora, o CEO do Atlas Político participou de um painel com a diretora do El Pais, Carla Jimenez, Renato Meirelles do Instituto Locomotiva e Flávia Marreiro, editora chefe do mesmo jornal.

Os resultados

O jornal A Tarde publicou em sua capa dominical os resultados do levantamento do AtlasIntel, que aponta a liderança do ex-prefeito ACM Neto, que teria 39,7% das intenções de votos, contra 32,6% de Jerônimo rodrigues. Em terceiro lugar, João Roma (PL) teria 10,5%. Kleber Rosa (PSOL), na quarta colocação, acumula 2,1% das intenções de votos e Giovani Damico (PCB) possui 0,2%. Votos Brancos seriam 6,8% e nulos somariam 8,2%. No cenário apresentado pela pesquisa AtlasIntel /A Tarde ACM Neto e Jerônimo Rodrigues estaria separados por 7 pontos percentuais. O levantamento contraria todos as pesquisas anteriores é foi recebido com ceticismo pelos atores políticos locais.

Na corrida pela vaga no Senado Federal, Otto Alencar (PSD) teria 31,9% dos votos, seguido por Raissa Soares com 15,8% das intenções. Cacá Leão (PP) tem 5,8%. Tâmara Azevedo (PSOL), 5,7%, Marcelo Nilo (Republicanos), 3,3%. Votos Brancos e Nulos soma 14,3% e eleitores indecisos são 23,3%