You are currently viewing Petrobras perde participação no mercado de combustíveis no Nordeste para Acelen

Petrobras perde participação no mercado de combustíveis no Nordeste para Acelen

Acelen se torna principal concorrente da estatal no Nordeste devido a preços competitivos; Petrobras recupera participação no fornecimento de gasolina com normalização da Refap no Sul

O relatório da Argus Brasil Combustíveis, divulgado na última terça-feira (23), revela que a Petrobras sofreu um recuo significativo em sua participação no mercado de combustíveis no Nordeste. A principal concorrente da estatal na região passou a ser a Acelen, controladora da Refinaria de Mataripe, que conquistou avanço devido aos preços mais competitivos que vem praticando.

A Argus Brasil Combustíveis é um relatório diário e exclusivo, disponível em português, com um suplemento semanal em inglês, que traz notícias e análises sobre diesel, gasolina, etanol e biodiesel.

Além disso, o relatório aponta que a Petrobras conseguiu ampliar sua participação no mercado de fornecimento de gasolina no Brasil em abril, graças à normalização das atividades de refino na refinaria Alberto Pasqualini (Refap), localizada no Rio Grande do Sul. De acordo com o documento, a recuperação da produção no Sul compensou o recuo significativo da empresa tanto no Centro-Oeste quanto no Nordeste.

Conforme o relatório, a Petrobras atendeu 79% da demanda por gasolina A em abril, registrando um crescimento de 3% em relação a março, conforme dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A empresa obteve um ganho de volume de 29.100m³ na região Sul, superando a queda de volume de 20.930m³ nas outras regiões brasileiras em relação ao mês anterior.