You are currently viewing Saúde – Vacina contra a gripe é aberta para todos os públicos em Salvador
A SMS ainda não sinalizou a possibilidade de aplicação do imunizante fora das salas de vacinação, como shoppings e estações de transbordo (a exemplo do metrô e da rodoviária).

Saúde – Vacina contra a gripe é aberta para todos os públicos em Salvador

Em Salvador, pessoas acima dos seis meses podem comparecer aos 156 pontos de aplicação e garantir o imunizante.

Com a baixa adesão da campanha de vacinação contra a Influenza entre os grupos prioritários, como gestantes, puérperas (que tiveram filhos nos últimos 45 dias), idosos, trabalhadores da saúde e crianças entre seis meses e cinco anos, o Ministério da Saúde autorizou as prefeituras dos municípios a aplicarem o imunizante em todos os cidadãos acima de seis meses. Embora o aval tenha sido dado na sexta-feira (24), a vacinação em Salvador começa nesta segunda (27) por conta do recesso de São João. O interessado pode comparecer a qualquer uma das 156 salas de vacinação vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, levando um documento com foto, cartão de vacinação ou cartão do SUS. O único posto com horário diferenciado é o Centro de Saúde Santa Cruz, que fecha às 14h30.

A SMS ainda não sinalizou a possibilidade de aplicação do imunizante fora das salas de vacinação, como shoppings e estações de transbordo (a exemplo do metrô e da rodoviária). Vale lembrar que a campanha de vacinação contra a Influenza começou em 4 de abril e iria terminar em 3 de junho, mas foi prorrogada até o dia 22 de junho em todo o Brasil para tentar alcançar um público maior. Entretanto, nem mesmo a extensão do prazo foi suficiente para ampliar o número de imunizados: a capital baiana terminou a campanha com apenas 22,8% do público-alvo coberto: de 899.909 pessoas que estavam habilitadas para se vacinarem, só 181.688 compareceram às salas dos postos de saúde, de acordo com o Painel Influenza da Saúde federal. Além dos 156 pontos fixos, a vacina contra a gripe foi levada a pontos de grande circulação, como o Shopping Piedade e o Shopping Bela Vista.

Mesmo assim, o desempenho da campanha deste ano despencou em comparação com a edição de 2021, quando Salvador atingiu 51,9% de vacinados contra a gripe. Como um todo, a Bahia também ficou abaixo do desejado, alcançando 51,8% do público-alvo para 2022. A situação preocupa as autoridades de saúde, principalmente com a chegada do Inverno, cenário onde os quadros de síndromes respiratórias costumam aumentar, enchendo as Unidades de Pronto Atendimento. É bom recordar também que esta versão da vacina já está atualizada contra a variante Darwin (H3N2), que fez explodir os casos de Influenza no ano passado e influenciou nos casos de ‘flurona’, quando a pessoa é infectada por Covid-19 e pela gripe ao mesmo tempo. “Estamos percebendo um aumento de incidência de síndromes gripais, sobretudo em crianças, algo que já era esperado para esse período, mas que poderia ser minimizado caso obtivéssemos uma adesão maior à campanha contra a gripe”, enfatizou Doiane Lemos, coordenadora de imunizações da SMS.

Cobertura

Nenhum dos 27 Estados brasileiros atingiu a meta de 90% de vacinados contra a gripe, e nem mesmo os 75% de cobertura razoável para a campanha. O Estado em melhor situação foi o Piauí, que conseguiu vacinar 68,1% do seu público, e a pior cobertura foi vista em Roraima, atingindo apenas 17,7% dos elegíveis para se imunizar. Na Bahia, a vacinação teve altos e baixos: enquanto municípios como Barra da Estiva, Anguera, Ibitiara e Maetinga aplicaram 100% das doses nos seus públicos, houve cidade com apenas um vacinado. Foi o caso de Arataca (a 500 km de Salvador), que tinha 3.536 pessoas habilitadas. Outras cidades baianas com as piores coberturas foram Ibiquera (2%), Conde (8,2%) e Nazaré (9,8%).

Foto: Igor Santos / Secom