You are currently viewing Senadores já têm adesões suficientes para CPI das Pesquisas
Plenário do Senado durante reunião preparatória destinada à eleição do presidente do Senado Federal para o segundo biênio da 56º Legislatura. A eleição ocorre de forma presencial, seguindo as medidas de segurança contra a covid-19, e obedecendo o Regimento Interno da Casa, que prevê a votação por meio de cédulas em papel inseridas em envelope. Presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), conduz reunião. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Senadores já têm adesões suficientes para CPI das Pesquisas

29 senadores assinaram o requerimento. abertura do processo depende da presidência do Senado

A tentativa de investigar os institutos de pesquisas no Senado, capitaneada por Marcos do Val (Podemos), acaba de ultrapassar o mínimo de 27 assinaturas necessárias para a abertura de uma CPI. Agora, são 29 adesões, com previsão de novos apoios nas próximas horas. 

A 27ª parlamentar a assinar o documento foi Soraya Thronicke, presidenciável do União Brasil derrotada no primeiro turno que pontuou pouco ou nada durante a própria campanha. Das urnas, saiu com 600.955 votos, o equivalente a 0,5% dos válidos, de acordo com o que previam Ipec e Datafolha na semana passada. 

Do Val deve encaminhar o pedido a Rodrigo Pacheco amanhã. Caberá ao presidente da Casa definir se vai ou não instaurar o colegiado.