You are currently viewing ACM Neto, João Roma e Jerônimo Rodrigues no teste da Bahia Farm Show; quem se deu bem?

ACM Neto, João Roma e Jerônimo Rodrigues no teste da Bahia Farm Show; quem se deu bem?

A Bahia Farm Show, realizada em Luís Eduardo Magalhães no Oeste da Bahia, reuniu a nato do mundo agro da Bahia e de muitas regiões do Brasil. Entre produtores e fornecedores, circularam os pré-candidatos a governador do estado e, até mesmo o presidente Jair Bolsonaro fez sua passagem.

Pela sua importância economia para um setor que se mostrou extremante importante para a sustentação da economia brasileira durante os dois anos de pandemia, a Farm Show de 2022 foi usada como termômetro para os pré-candidatos baianos. Diferente do 2 de julho, a festa agrícola possui público muito mais selecionado e antenado com as importantes questões econômicas que afligem o país.

Foi nesse cenário que se pode perceber que a vida do pré-candidato Jeronimo Rodrigues (PT) anda complicada. Acompanhado de um pequeno grupo de apoiadores e pelo próprio governado Rui Costa, Rodrigues transitou sem muito apelo entre os stands e palestrou para seguidores partidário.

A fria recepção recebida pela comitiva petista assustou aos coordenadores da campanha vermelha. Os mesmos caciques da base de apoio já admitem o alto grau de dificuldade para alavancar a candidatura de Rodrigues. Primeiro por que ele foi escolhido às pressas, sem nenhuma preparação. Some-se a isso, o desejo de mudança – a fadiga de material – que tomou conta da população baiana depois de 16 anos de administração petista. Saúde, educação e segurança pública também pressionam a candidatura de Rodrigues, tendo em vista os péssimos índices da Bahia ao longo das gestões petista.

Na outra ponta, ACM Neto (União) teve melhor sorte ao desfilar na passarela da Bahia Farm Show. O ex-prefeito   acompanhado por uma muitos apoiadores e populares, Neto “secou as pernas” visitando os stands da feira. Com o tradicio0nal chapéu panamá amplamente utilizado pelos visitantes, ACM Neto fez o que todo político gosta: Deu autografo, tirou fotos e apresentou propostas. O clima estava tão bom, que Neto Ficou à vontade para ironizar o tom bélico adotado contra ele pelo governador Rui Costa (PT) durante sua passagem; “são agressões próprias do desespero, e como vocês podem ver não estou desesperado. Embora ele venha usando palavras absolutamente inadequadas, não vou responder, porque desse lado aqui só tem espaço para alegria”, afirmou o ex-prefeito.

Por sua vez, João Roma (PL) levou o padrinho, ??Jair Bolsonaro, presidente da República, e tirou de letra o teste da Bahia Farm Show. Como já era esperado, Bolsonaro atrai multidões. Entre populares, empresários e fornecedores que se empurravam para selfie, o presidente Bolsonaro fez o que sabe fazer de melhor, desfilou entre os stands e abriu o verbo. Elogiou a força produtiva do setor agropecuário, prometeu mais investimentos e firmou compromisso de desenvolvimento dom a região oeste do estado. Roma não perdeu tempo e, sob ameaça de perder a pré-candidatura, se mostrou desenvolto e sincronizado com o presidente da República. Mostrando assim a sinergia que pode marcar sua gestão caso sejam eleitos.

Quem se deu bem na Bahia Farm Show?

Quem passou o teste da passarela da Farm Show? Eu diria que ACM Neto e João Roma se deram muito bem. O ex-prefeito demonstrou que anda com as próprias pernas e tem proposta e carisma. Roma, por sua vez, demonstrou sincronia e desenvoltura, não ficando apagado diante do presidente Bolsonaro que move multidões por onde passa. Já Jerônimo Rodrigues paga o preço da fadiga do petismo, dos problemas na saúde, educação e segurança pública e da síndrome do desconhecido. Se não decolar nos próximos 30 dias pode amargar um terceiro lugar e ficar fora do segundo turno.