You are currently viewing Eleições 2022 – Candidatura de PMs e Pastores cresce em 2022. Militares mantém patamar da eleição de 2018
O ministro da Casa Civil, Braga Neto , participa da coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, sobre as ações de enfrentamento no combate ao coronavírus

Eleições 2022 – Candidatura de PMs e Pastores cresce em 2022. Militares mantém patamar da eleição de 2018

Maioria dos agentes de segurança que se candidataram pertencem a partidos ligados a Bolsonaro

Em comparação com 2018, o número de candidaturas de PMs e pastores cresceram para as eleições de 2022. A participação política dos agentes de forças de segurança conta com seu segundo crescimento consecutivo. 

de acordo com os pedidos registrados até as 17h de terça-feira, 16, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), são 1.858 policiais, bombeiros e militares concorrendo a algum cargo nas eleições de 2022, o que representa um aumento de 27,5% se comparada ao último pleito. As informações são da Folha de S.Paulo.

Também houve elevação no número de candidatos que se declararam como líderes de alguma ordem ou seita religiosa, ou que apenas usam algum nome que remeta a funções religiosas na urna. Em 2018, eram 633 candidatos do tipo, agora passaram a ser 713, um crescimento de 12,6%. Os termos mais usados são pastor e pastora (374).

Já em relação aos membros das Forças Armadas, ativos ou reformados,, que foram bastante atuantes no governo Bolsonaro, o número de candidaturas dos militares permaneceu estável, com uma leve queda de 305 para 300 neste ano.

Do total de agentes das forças de segurança concorrentes, um quarto (462), são de algum dos três partidos da coligação de Bolsonaro, em especial o PL (231).

O levantamento considera as profissões informadas pelos candidatos ao preencher o cadastro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o nome inscrito para ser utilizado nas urnas.