You are currently viewing Salvador ganha Centro de Tratamento Oncológico para pacientes do SUS

Salvador ganha Centro de Tratamento Oncológico para pacientes do SUS

Salvador ganha Centro de Tratamento Oncológico para pacientes do SUS

A capital baiana contará com um Centro de Tratamento Oncológico que atenderá pacientes integralmente via Sistema Único de Saúde (SUS), dentro das instalações do Hospital Santa Izabel (HSI), em Nazaré. O convênio para início imediato das obras foi firmado nesta sexta-feira (28).

A nova instalação funcionará dentro do Ambulatório Silva Lima, do Santa Izabel, e aumentará em 30% a capacidade de atendimento do local, dando mais conforto aos pacientes atendidos. O novo centro, que conta com investimento de R$3 milhões da Prefeitura de Salvador, terá 600 m² de área e possibilitará ampliação, requalificação e uma assistência integral, resolutiva e acolhedora aos pacientes em tratamento do câncer na capital baiana.

As informações são do correio da Bahia

O convênio para início das obras foi firmado pelo prefeito Bruno Reis, ao lado do secretário municipal da Saúde (SMS), Décio Martins, e do provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, nesta sexta-feira (28), durante solenidade realizada no HSI. “A Prefeitura já tinha contrato firmado com a Santa Casa para atendimento a pacientes oncológicos, mas que não estava sendo executado pela sua totalidade justamente por falta de um espaço como esse. No novo centro, o paciente terá tratamento integral desde a chegada, com exames de tomografia e ultrassonografia, além de ter todo o acompanhamento necessário”, destacou o gestor municipal. 

O provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, disse que a unidade hospitalar realiza atualmente 2 mil atendimentos mensais numa área de 200 m², mas que, em muitos exames demandados, os pacientes precisam percorrer outros prédios do hospital. “A ideia, portanto, é criar uma estrutura para que eles sejam atendidos num só lugar, com mais rapidez e com precisão diagnóstica”, frisou.

Com a ampliação, acrescentou Alves, o espaço também aumentará oferta de microcirurgias no aparelho abdominal e permitirá acompanhamento de cirurgias de forma virtual, treinamento de equipes à distância, além de educação continuada junto aos postos de saúde e prontos atendimentos para pacientes que precisam de cuidados paliativos.

O titular da SMS, Decio Martins, reforçou a importância de dispor de um centro referência exclusivo para os pacientes do SUS, onde haverá acesso desde os serviços ambulatoriais até aos procedimentos de alta complexidade: “Esse espaço vem para suprir uma demanda de tratamento oncológico a pacientes não apenas de Salvador, mas também vindos de outras cidades da Bahia”.