Votação do segundo turno de eleição será mais rápida

Mais de 8.880.000 baianos foram às urnas no primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, que ocorreu no dia 2 de outubro.

Na manhã de ontem (28), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o desembargador Roberto Maynard Frank, detalhou como será a organização da segurança e a logística de votação para o segundo turno, quando serão eleitos o presidente do Brasil e o governador do Estado.

Durante uma coletiva realizada na sede do órgão, no Centro Administrativo Bahia, em Salvador, o Maynard destacou que, desta vez, os eleitores devem encontrar filas mais curtas em relação a primeira etapa da eleição e salientou que as longas horas de espera enfrentadas no dia 2 deste mês foram causadas pela grande quantidade de cidadãos aptos a votar e pela realização de uma votação híbrida, com a estreia da biometria.

Informações da Tribuna da Bahia

“Nós fizemos um investimento e criação de um Núcleo [de Atendimento Virtual ao Eleitor], que foi instituído através de 50 membros do Tribunal Regional Eleitoral. Demos um novo treinamento aos mesários e presidentes das mesas receptoras presencialmente. Além disso, refinamos as informações que foram passadas desse primeiro turno e com a votação no próximo domingo, somente no nosso futuro governador do Estado e bem como no presidente da república, nós deveremos ter um tempo menor do exercício de voto e portanto filas menores”, avalia.

Entre as novidades, o presidente destacou o transporte gratuito dos eleitores. “Os entes federados, concessionárias ou permissionárias não podem reduzir o serviço público de transporte coletivo de passageiros habitualmente ofertado no dia das eleições sob pena de configuração dos crimes eleitorais constantes nos Artigos nº 297 e nº 304 da lei 4737”, anunciou. “O poder público também, em comum acordo com a Justiça Eleitoral, (…) sem nenhuma distinção entre eleitores e sem veiculação de propaganda partidária eleitoral poderá criar linhas especiais para a regiões mais distantes dos locais de votação e valesse de veículos públicos disponíveis ou requisitar veículos adaptados para o transporte coletivo, como por exemplo ônibus escolares”, acrescentou.

A votação neste domingo está prevista para ter início às 8h com fechamento dos portões marcado para acontecer exatamente às 17h. Na entrevista, o presidente do TRE-BA ainda destacou que os que estiveram ausentes no primeiro turno podem e devem exercer o papel de cidadão votando neste segundo momento e lembrou que o prazo para justificar o voto é de 60 dias.

Quanto às denúncias de crimes eleitorais, devem ser feitas através do aplicativo Pardal, disponível para download nas lojas de aplicativos dos celulares. As demais dúvidas podem ser sanadas pela inteligência artificial do TRE-BA, Maia, através do WhatsApp (71) 3373-7000 ou no site www.tre-ba.jus.br/eleitor/servicos-online/nave, onde podem ser consultadas informações por meio da atendente virtual ou do atendente humano.